quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O uso do Computador na Educação

A Informática na educação privilegia a utilização do computador como ferramenta pedagógica que auxilia no processo de construção do conhecimento. Neste momento, o computador é um meio e não um fim, devendo ser usado considerando o desenvolvimento dos componentes curriculares. Neste sentido, o computador transforma-se em um poderoso recurso de suporte à aprendizagem, com inúmeras possibilidades pedagógicas, desde que haja uma reformulação no currículo, que se crie novos modelos metodológicos e didáticos e principalmente que se repense qual o verdadeiro significado da aprendizagem, para que o computador não se torne mais um adereço travestido de modernidade.
Fonte: Revista Espaço Acadêmico - Nº85 - Mensal-Junho de 2008.
Retirado do texto de: Sinara Socorro Duarte Rocha.

Pró-Letramento

O Pró-Letramento é um programa de formação continuada de professores para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nas séries/anos iniciais do ensino fundamental.

Durante os anos de 2006/2007 foram capacitados professores da rede estadual das escolas da jurisdiçãod a 4ª DIRED pelas tutoras: Maria Dalveni de Lima(Língua Portuguesa) e Maria Aparecida Gomes de Oliveira(Matemática) e em São Paulo do Potengi/RN contamos com a tutora Maria Jandira Minervino(Língua Portuguesa) e João Cassimiro Marques (Matemática) capacitando os professores da rede municipal.

Ainda são realizadas nas escolas da rede municipal oficinas com metodologias e práticas deste programa, neste ano já foram realizadas oficinas na Escola Municipal Paulina Nunes de Queiroz e Escola Municipal Profª. Francisca Azevedo e ainda será realizada neste semestre uma oficina na Escola Municipal Vereador Luiz Antonio, a culminância acontecerá no Auditório da SME com apresentação dos trabalhos das três escolas e serão socializados entre os professores de 1º ao 5º do Ensino Fundamental destas escolas citadas.

As oficinas fazem parte do Plano de Ação do PDE-Escola e são desenvolvidas pela coordenadora do Programa: Aparecida Gomes

Professoras da Escola Municiapal Profª. Francisca Azevedo (Dalva, Norma, Jussara e Francinete)

VÍDEO COM CURSISTAS DO PRÓ-LETRAMENTO DO MUNICÍPIO

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina".

OFICINAS COM PROFESSORES DE EJA DA ZONA RURAL

Professoras de EJA-Zona Rural com Aparecida-SME
                                          Professoras com a coordenadora de ensino Aparecida

Professoras com a coordenadora pedagógica Socorro Ribeiro

OFICINAS COM PROFESSORES DE EJA DA ZONA RURAL

Com o objetivo de propiciar aos educadores que lecionam com turmas de Educação de Jovens e Adultos-EJA, das Escolas da Zona Rural das comunidades de: Cachoerinha, Boa Vista, Manjericão, Cabaço, Jurema e Lagoa da Quixaba, uma reflexão pedagógica na perspectiva de ampliar seus conhecimentos e redimensionar a prática de ensino.

Reuniram-se no Auditório Ambrósio  Araújo de Azevedo na Secretaria Municipal de Educação desta cidade com as Coordenadoras de Ensino Maria do Socorro Ribeiro e Maria Aparecida Gomes de Oliveira, em Agosto passado para realização de oficinas.