quinta-feira, 22 de março de 2012

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS-PROINFO

Cursistas apresentaram seus trabalhos em slides fazendo um resgate histórico, apresentado em mídias as ideias de alguns educadores que influenciaram a educação. Nesse percurso, ficam evidenciados os princípios que surgiram como ideário de educação, sendo que muitos deles continuam presentes e ressignificados nas propostas atuais do trabalho com projetos em sala de aula.
JOHANN PESTALOZZI -
FRIEDRICH FROEBEL
OVIDE DECROLY
MARIA MONTESSORRI
JOHN DEWEY
CÉLESTIN FREINET
PAULO FREIRE
JEAN PIAGET
FERNANDO HERNÁNDEZ
LEV VYGOTSKY







CURSISTAS NOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DURANTE O DÍALOGO TEÓRICO

SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO EDIÇÃO 2009-2012

O Selo UNICEF Município Aprovado tem como objetivo mobilizar os gestores municipais, técnicos, crianças, adolescentes e outros setores da sociedade em torno dos direitos humanos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, contribuindo para a implementação de políticas públicas voltadas para a população infanto-juvenil. Além de mobilizar, o Selo prevê atividades de capacitação, comunicação, monitoramento, avaliação de indicadores sociais e o reconhecimento público dos municípios que mais se destacam na garantia de direitos humanos das crianças e adolescentes.
Após três anos do lançamento da atual edição, estamos nos aproximando da reta final da Edição 2009 - 2012. Ao longo desse caminho - marcado por conquistas, superações, desafios, aprendizados – alguns municípios não seguiram na competição. Entre essas razões está a não realização de requisitos da metodologia do Selo, a exemplo do 1º Fórum e da solicitação de visita do mediador para o 2º Fórum – a ser realizado ainda este semestre.
O Semiárido  Brasileiro (SAB) iniciou esta edição com 1266 municípios inscritos, dos quais 1028 realizaram o 1º Fórum e continuaram na disputa. Destes, mais de 850 solicitaram a presença do mediador do Selo para o 2º Fórum, ou seja, continuam concorrendo ao Selo.
Até o final deste ano o projeto ainda vai gerar muito movimento nos municípios e para os organizadores. E lembramos que o trabalho dos municípios não se encerra a cada edição e muito menos com a certificação. Ao contrário: vencer uma edição do Selo UNICEF reforça nos municípios a necessidade de continuar trabalhando para que cada um de seus meninos e meninas vivam com plenitude e dignidade, tendo seus direitos respeitados e efetivados.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL- TEMAS:
Esporte e Cidadania - Prof. Eloi Simplício

MEIO AMBIENTETécnica da SME - Aparecida Gomes

Cultura e Identidade:
Coordenadora do PROJOVEM adolescente - Sandra
                                       
Mais informações:
http://www.selounicef.org.br/


PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS-PAR

Criado pelo governo federal em 2007, o PAR tem por objetivo democratizar o acesso de estados e municípios aos programas e recursos disponibilizados pelo MEC. O Plano que funciona em regime de colaboração entre os entes federados (União, Estado e Município) aponta para a construção do Sistema Nacional de Educação (SNE), que está em debate no Congresso Nacional dentro das discussões do novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2011/2020. 
O PAR trata-se de um Plano de Avaliação de diagnósticos que são analisados a cada quatro anos. A segunda etapa do PAR de 2011 a 2014 possui 82 indicadores que tem por meta aferir a qualidade da educação ofertada por estados e municípios. Além da análise o Plano possui ações para atendimento das demandas. 
Neste município encontra-se em  fase de elaboração das ações previstas para 2011-2014.
Técnicos da SME responsáveis pelo preenchimento no SIMEC:
Valfran Braz Diniz
Maria Aparecida Gomes de Oliveira
EQUIPE LOCAL DO PAR
Mais informações:
http://pdeescola.mec.gov.br/

PDE-INTERATIVO

No município de São Paulo do Potengi/RN, as escolas municipais da zona urbana encontram-se em fase de adesão, com cadastramento no SIMEC.
http://pdeescola.mec.gov.br/

                                                  Alunos na E.M. Paulina Nunes

PDE-INTERATIVO

O PDE Interativo é a ferramenta de planejamento da gestão escolar disponível no SIMEC para todas as escolas públicas. Ele foi desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com as secretarias estaduais e municipais e sua principal características é a natureza auto-instrucional e interativa de cada tela. Ou seja, além das escolas e secretarias não precisarem mais realizar formações presenciais para conhecer a metodologia e utilizar o sistema, este interage permanentemente com o usuário, estimulando a reflexão sobre os temas abordados. As mudanças tiveram como principal objetivo facilitar o acesso e a navegação da equipe escolar e de todas as pessoas interessadas em conhecer a ferramenta.
Em 2011, o PDE Interativo foi disponibilizado somente para algumas escolas priorizadas pelo PDE Escola.  Em 2012, o sistema está disponível para todas as escolas que desejem utilizar a ferramenta, mesmo aquelas que não receberão recursos financeiros do Ministério da Educação, que somam mais de 145 mil escolas públicas.
O PDE Interativo está organizado em etapas que ajudam a equipe escolar a identificar seus principais problemas e a definir ações para alcançar os seus objetivos, aprimorar a qualidade do ensino e da aprendizagem e melhorar os seus resultados.

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

É a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral dos alunos das escolas públicas.
Neste município foram Pré-selecionadas as escolas :
ESCOLA MUNICIPAL DEP. DJALMA MARINHO
ESCOLA MUNICIPAL PROFª. FRANCISCA AZEVEDO
ESCOLA MUNICIPAL PAULINA NUNES DE QUEIROZ

O cadastramento destas escolas encontra-se em fase de avaliação pelo Ministério da Educação-MEC

Mais informações no portal do MEC.

PROINFO INTEGRADO-MEC

Iniciamos em 01/03 a ETAPA III do PROINFO INTEGRADO com o Curso Elaboração de Projetos 40h.
O curso tem como objetivo propiciar aos multiplicadores do Proinfo, gestores e professores de escolas o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola.




                                                                           TURMA DA MANHÃ

21 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

Foi comemorando nesta quarta-feira 21/03
 
Jornal do BrasilCarlos Caroni
Romário
Estrela da Copa de 1994, Romário começou a carreira como deputado-federal em 2010. Foi visto por muitos com desconfiança, mas sua atuação na fiscalização dos preparativos para a Copa de 2014 e o engajamento na luta pelos direitos das pessoas com deficiência fizeram com que fosse eleito um dos melhores parlamentares do país. Romário é pai da menina Ivy, 6 anos, que têm síndrome de Down.
“Os pais que tem um dom de ter um filho com síndrome de Down podem se considerar pais especiais. Pessoas leigas, como eu era, as veem como anormais. Mas nós somos mais anormais que eles, porque no mundo deles só tem amor e carinho”, disse em discurso no Congresso.
Romário é autor de diversos projetos em defesa das pessoas com necessidades especiais. Entre outras, sugeriu a adoção de campanhas regulares para combater a discriminação e o incentivo às práticas paradesportivas.  Ao conseguir garantir ingressos gratuitos para portadores de deficiência na Copa, chorou: "maior vitória do meu mandato

22 DE MARÇO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O Uso da Água
A água é essencial em todas as atividades humanas: alimentação, higiene, transporte, lazer, processos industriais, comerciais e agrícolas, que demandam água em qualidade e quantidade diferenciada.

E você, o que faz para preservá-la?
Fica a dica...