domingo, 20 de maio de 2012

ELABORAÇÃO DE PROJETOS - 40H

EIXO III- TECNOLOGIAS

3.1- Leitura do texto da página 149 a 158;
Atividade 3.2 – Apresentar as mudanças realizadas no projeto
3.3 -  Mapa conceitual do PITEC O que são mapas conceituais?
Mapa conceitual é uma técnica de mapeamento para estabelecer relações entre conceitos e sistematizar conhecimentos significativos.
Trata-se de um diagrama que apresenta conceitos inter-relacionados formando uma estrutura conceitual. As relações entre os conceitos são representadas por linhas que devem conter palavras-chave, cuja função é explicitar a natureza das mesmas. Cada conjunto formado por dois ou mais conceitos e uma ou mais palavras-chave formam uma proposição que evidencia o significado da relação conceitual representada (MOREIRA, 1997).

Durante a socialização do PITEC que ocorreu na atividade 3.1, no encontro presencial, vocês vivenciaram um processo de reflexão-sobre-ação e, provavelmente, identificaram aspectos que podem ser reformulados.
O Projeto que foi esboçado no eixo 1, colocado em ação durante o eixo 2 e socializado no eixo 3, deverá ser reformulado; a partir dessa nova versão, a atividade é de elaboração de um Mapa conceitual do PITEC.
Orientação didática.
1.       Reformular o PITEC – Projeto de Tecnologia Integrado ao Currículo, considerando as questões abordadas e discutidas ao longo do curso;
2. Salvar a nova versão do PITEC com o nome do arquivo: ativ-3_3_PITEC_seunome e postar na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Elaboração PITEC”.
3. Elaborar um Mapa Conceitual do PITEC, usando o recurso tecnológico que preferir (CMap, Editor de apresentação, editor de textos) e salvar com o nome de arquivo: ativ 3_3 Mapa_PITEC_seu nome e postar na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Mapa_PITEC”.
Atividade 3.4 – Reflexão sobre a aprendizagem
O que aprendemos sobre Mapas Conceituais? O que aprendemos sobre o papel das tecnologias no desenvolvimento do PITEC? E a integração das tecnologias ao currículo na perspectiva do trabalho por projeto?
A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática estudada ao longo do curso. Este é um momento pessoal de registro do seu processo de introspecção.
Siga as orientações.
1. Acessar o item Diário de Bordo;
2. Selecionar seu nome na listagem;
3. Escrever sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo.
BOA SEMANA PARA TODOS(AS)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário